Plano Museológico

O Plano Museológico da FHB apresenta uma proposta de reestruturação administrativa e museológica da Fundação Hansen Bahia (FHB), o que implica redefinir sua forma de gestão, comunicação, conhecimento e projeção local e internacional das obras de Hansen e Ilse Bahia. Para tanto, levou-se em consideração os compromissos fundadores da própria FHB, quais sejam a relação entre a instituição e o público, racionalização dos seus recursos, a preservação do acervo, ampliação do conhecimento da produção artística dos dois artistas e a formação de novos talentos para a gravura. As modificações propostas buscam lançar mão de recursos que possam instrumentalizá-la para realizar os objetivos fundacionais e, ao mesmo tempo, inseri-la nas discussões mais contemporâneas sobre o legado de Hansen.


Nessa linha de raciocínio, foi fundamental conceber um planejamento que abranja diversas ações no campo da pesquisa, preservação e comunicação. Esse conjunto de ações exige redefinição das formas de atuação da equipe que atua na FHB e a sua relação com a comunidade. A elaboração deste projeto é o resultado do trabalho conjunto entre a equipe técnica da FHB e a Comissão de Transição instituída por portaria do Reitor da UFRB em consonância com as decisões do Conselho da FHB. Ao longo de cinco meses de trabalho a Comissão de Transição fez levantamento exaustivo de informações sobre gestão, patrimônio, estratégias de marketing, conservação e projeção do acervo da FHB. Ao mesmo, a própria experiência decorrente da gestão da FHB ofereceu elementos suficientes para a realização de circunstanciado diagnóstico dos pontos fracos e das potencialidades da FHB.


O Plano Museológico da FHB é uma proposta de reestruturação conceitual, administrativa e técnica para a Fundação, tomando como referencial os dados coletados no diagnóstico, consultas a documentos, estatuto, relatórios, publicações e a bibliografia pertinente ao assunto. Este projeto condensa as reflexões e conclusões da Comissão de Transição acerca dos princípios norteadores, objetivos e metas visando a implementação de ações de reestruturação da Fundação Hansen Bahia.